quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Estado de saúde de Oscar Niemeyer segue estável e inspira cuidados


G1
Oscar Niemeyer internado Rio (Foto: Marcia Foletto/ Ag. O Globo)
O arquiteto Oscar Niemeyer segue internado no Hospital Samaritano, localizado na Zona Sul do Rio. Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (14), o estado clínico do arquiteto segue estável, mas ainda inspira cuidados. Niemeyer está lúcido e continua a fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.
Niemeyer foi internado no dia 6 para realizar exames e já havia apresentado evolução em seu quadro desde domingo (11), após piora em sua função renal na quinta-feira (8).
Há quatro semanas Oscar Niemeyer havia sido internado com quadro de desidratação. Na ocasião, o arquiteto recebeu alta no fim de outubro. Segundo o diretor geral do Hospital Samaritano, Fernando Gjorup, é comum, pela idade do paciente, que ele tenha um grau de desidratação.
“O rim sofreu com esta desidratação e sua função renal ficou prejudicada. Isto ainda preocupa, mas ele vem melhorando. Ele está respondendo ao tratamento e isto é o mais importante”, disse o médico.
Médicos explicam estado de saúde
Fernando Gjorup, a diretora Cristina Quadrat e o médico Paulo Niemeyer falaram sobre o tratamento do paciente em entrevista coletiva, convocada devido aos boatos sobre a saúde do arquiteto, na manhã deste domingo (11).
“É uma saúde frágil, própria da idade, e no evento clínico atual, ele vem se recuperando bem. Embora, pela idade, inspire bastante cuidados, ele está bem”, disse Gjorup, destacando que não há nenhum indicativo que o arquiteto vá piorar.
O arquiteto está lúcido e reconhece as pessoas. De acordo com o médico, no final de semana passado ele estava discutindo um projeto com um calculista do escritório dele.
Oscar Niemeyer está em uma unidade intermediária, entre o quarto e o CTI. Ele respira espontaneamente, ou seja, não depende de aparelhos, e está comendo, embora receba suporte alimentar.
Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário