G1
Os
serviços do Google, que ficaram fora do ar por quase 1h na tarde desta
segunda-feira (26), começaram a voltar ao normal por volta das 17h20 --nem todos
os internautas tiveram problemas de acesso. Usuários reclamaram de problemas no
acesso ao e-mail (Gmail), busca (Google.com.br), calendário, leitor RSS
(reader), bate-papo (Gtalk), vídeos (YouTube), métricas de internet (Analytics)
e documentos (Google Docs). Por volta das 17h30, os internautas de um site
ainda informavam de problemas em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Curitiba
e Maringá (PR), Anápolis e Goiânia (GO), Recife (PE) e cidades do Mato Grosso
do Sul. Em Belo Horizonte, o acesso ainda era lento por volta das 17h30, dizem
os internautas.
Os
brasileiros foram às redes sociais como Twitter e Facebook para reclamar que os
serviços estavam fora do ar e buscando informações sobre o ocorrido. Os termos
"O Google", "#voltagoogle" e "GMail" chegaram a
ficar entre os mais comentados no Twitter, com mensagens que falam do problema.
Até mesmo o buscador da Microsoft, o "Bing", apareceu nos trending
topics como alternativa para as pesquisas na internet.
Também
nas redes sociais, internautas de diversas regiões brasileiras informaram que
ficaram sem acesso aos serviços do Google na tarde de hoje. Foram registrados
relatos de leitores nas cidades de São Paulo, em São José dos Campos e Limeira
(SP), na cidade do Rio de Janeiro e em São Gonçalo (RJ), no Recife (PE), no
Balneário Camboriú, em Florianópolis e Blumenau (SC), em Curitiba e Londrina
(PR), Brasília (DF), em Goiânia e Inhumas (GO), Campo Grande (MS), em Ilhéus
(BA), São Luis (MA), em cidades dos estados do Acre, Mato Grosso, Rio Grande do
Norte, Sergipe e Tocantins.
Procurado,
o Google informou que sabe que "alguns usuários tiveram problemas para
acessar algumas de nossas ferramentas, mas não encontramos problemas em
qualquer serviço até agora". "Continuamos monitorando nossos
sistemas, e avisaremos sobre qualquer novidade", finalizou a empresa.
A
reportagem também procurou a Embratel, ligada ao serviço de internet Virtua,
que disse não ter problemas em seu "link" que traz os dados de
servidores dos Estados Unidos. A Telefónica e a Oi, que fornecem serviços de
internet, também disseram que o problema não estava em seus serviços.
O que pode ter acontecido
Segundo
o colunista Altieres Rohr, existe a possibilidade de os serviços do Google
terem permanecido on-line durante todo o tempo. "O problema é que o acesso
ao Google na internet ocorre por rotas diferentes, para evitar que todos os
internautas acessem pelo mesmo lugar e causem um congestionamento",
explica. Segundo ele, é como se houvesse "várias estradas" na
internet.
"Se
algum ponto da rota fica indisponível ou apresenta um erro de configuração, que
faz com que os dados se percam em outra rota que não leva ao Google, o serviço
vai ficar inacessível", conta. Mas apenas os usuários que fazem uso
daquele caminho específico para chegar até o Google terão problemas, explica o
colunista.
Rohr
conta que a internet tem uma tecnologia para detectar problemas de rota e
escolher caminhos alternativos, mas pode levar alguns minutos até que a
"rota" seja mudada.
"O
Google também opera com diversos servidores intermediários, que servem usuários
de localidades e provedores diferentes. Se a rota a esses servidores ou o
próprio servidor apresenta algum problema técnico, o serviço também cairá
apenas para os usuários que usam aquele servidor, ainda que o sistema que é
realmente responsável pelos serviços do Google continue funcionando", diz
o colunista.
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