Na tentativa de angariar mais
usuários, o Twitter anunciou nesta terça-feira sua primeira grande mudança
visual no ano. A nova interface, disponível a um grupo restrito de usuários,
será aplicada tanto nas versões web como naquelas exibidas em dispositivos
móveis. É, sobretudo, uma reprodução fiel ao layout do maior rival, o Facebook.
A principal mudança é a adoção de uma foto de capa na página principal do
usuário no microblog, recurso desenvolvido inicialmente pela rede de Mark
Zuckerberg e, posteriormente, incorporado no Google+. A página leva para o lado
esquerdo o avatar, exatamente como acontece no Facebook, e inclui sob a foto a
sua biografia e a localização geográfica. Os recursos “Quem Seguir” e “Trending
Topics” permanecerão na mesma posição da versão atual do Twitter. A lista de
tuítes publicados pelos perfis seguidos pelo usuário também apresenta mudanças
significativas. As mensagens terão maior destaque na linha do tempo e ficarão
maiores, se comparados aos outros tuítes que não tenham obtido muitos retuítes
e marcações de favoritos, conhecido na rede como “Curtir”. Com o novo visual,
os usuários também terão condições de marcar um tuíte para aparecer sempre no
topo das páginas, além de filtrar conteúdos por texto, fotos ou vídeos. “A
partir de hoje, será ainda mais fácil (e nós achamos que mais divertido) se
expressar usando um novo e melhor perfil na web”, diz a companhia. É a briga
pela atenção do usuário. Nos últimos meses, Facebook e Twitter travam uma
batalha inusitada: a de copiar um ao outro. Assim, os adversários emulam
modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos usuários do
oponente. Foi assim com o uso da hashtag, popularizado pelo Twitter e,
posteriormente, incorporado ao Facebook; foi assim também com os perfis de
personalidades e páginas de marcas, que receberam, em 2010, um selo de
autenticidade do Twitter para atestar que um perfil, de fato, é administrado
por seu titular de direito. A funcionalidade, posteriormente, foi reproduzida
na maior rede social do planeta. Essas modificações na rede de até 140
caracteres têm um objetivo: criar novos formatos publicitários para,
posteriormente, aumentar o faturamento da companhia. Criado em março de 2006, o
‘pássaro azul’ precisa alçar voos mais altos e ter um rumo – principalmente
após estrear no mercado financeiro, em novembro do ano passado. Com o novo
visual, estima-se que o Twitter tenha mais 15 novos formatos de anúncio no
microblog. É o momento para pensar nos maiores interessados, os consumidores
finais, e nos investidores, ávidos por crescimento. (VB)
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